terapia cognitivo comportamental

Terapia cognitivo comportamental e suas habilidades

terapia cognitivo comportamental

A Terapia cognitivo comportamental tem se mostrado eficaz no manejo de pacientes psiquiátricos e clínicos e tem sido reconhecida como intervenção de escolha em instituições com abordagem multiprofissional. A atuação no universo institucional leva o profissional a rever o seu papel enquanto membro de uma equipe multidisciplinar ou interdisciplinar e as especificidades de intervenção que este espaço estabelece.
O terapeuta deve apresentar habilidades diversas essenciais para o processo terapêutico, tais como habilidades teóricas, técnicas, sociais e de integração com outros profissionais. Deve, portanto, integrar a teoria e a prática do atendimento psicológico em Instituições de Saúde Mental. As contingências que as instituições liberam aos seus membros têm efeito na sua atuação. O comportamento do psicoterapeuta está subordinado a esses controles, a discriminação que é capaz de efetuar e que efeitos essas contingências tem sobre o seu comportamento. Algumas ações como implantar programas terapêuticos em parceria com outras equipes, discussões periódicas com estes profissionais fazem parte do programa terapêutico e pressupõem uma boa capacidade de interação.
Este processo envolve uma série de mudanças e medidas de adaptação destas pessoas. Para tanto os profissionais devem se apoiar em métodos científicos através da busca do conhecimento que lhe sirva de base segura. A literatura demonstra a necessidade da formação após a graduação nesta abordagem de técnicos de nível superior para esta população. Os profissionais de Saúde, não “psi” precisam saber sobre análise de comportamento humano e algumas competências que dizem respeito ao conhecimento científico disponível, da produção desse conhecimento e dos usos que se pode fazer deles. Verifica-se a relevância da formação na abordagem cognitivo comportamental para outros profissionais da área da saúde.
Por Mariangela Gentil Savoia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *